Melasma! Você tem?


Olá meninas, tudo bem com vocês? Esse assunto muito nos interessa!! Um grande número de mulheres sofrem com essas  manchas no rosto e não sabem a causa do surgimento e muito menos qual tratamento adequado pra ameniza-las. Se você tem ou conhece alguém que tenha, continue lendo esse post e saiba mais. 
Leiam até o final, vocês vão gostar!!

O que é:

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum entre mulheres de 20 a 50 anos, porem os homens não estão livres, podem sim ser afetados pelo melasma. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de Cloasma Gravídico.


Causas: 

As causas são muitas como, exposição solar, uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças ex:(hepatopatias) e a gravidez.

Sintomas de melasma:

Escurecimento de áreas de pele expostas ao sol, geralmente no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa e o formato da mancha é irregular e, normalmente, simétrico, sendo igual dos dois lados do rosto.

Tratamento de melasma:


Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais.
Para iniciar o tratamento é necessário cuidar da proteção contra os raios solares, e, para isto, se deve aplicar um bom protetor solar com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo. É importante que o paciente dê preferência para os que oferecem proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento.
Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinoico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. O método não funciona em todos os pacientes e, mesmo que os resultados apareçam mais rapidamente, é necessário tempo para estabilizar a condição e impedir que a mínima exposição ao sol traga os sintomas de volta. O tratamento será constante/contínuo.
Ainda é possível que o paciente e o dermatologista optem por tratar a doença com o uso do peeling, que pode clarear a pele de forma gradual e, muitas vezes, mais rapidamente que os cremes. Contudo, é bom se atentar para a profundidade do procedimento, lembrando que os mais superficiais são mais seguros que os profundos e o dermatologista poderá dizer qual é a forma mais adequada caso a caso.
Também existe a possibilidade de usar laser ou outras formas de energia luminosa para ajudar no processo, mas o profissional tem que ser reconhecido na técnica e ela deve ser a mais adequada para o caso. Se não for a mais recomendada ou não for aplicada corretamente, o procedimento pode gerar ainda mais manchas na pele do paciente.
Se depois de iniciar o tratamento do melasma o paciente notar que a pele escureceu, está irritada ou apresentou algum outro problema deve-se contatar o dermatologista o quanto antes.

Bom meninas, espero que eu tenha ajudado, lembrando sempre que devemos nos sentir lindas, independente de qualquer coisa, e nos amar acima desses pequenos detalhes. Por que mais importantes que as marcas que carregamos, são as histórias e experiencias adquiridas através  do tempo.

Um super beijo e até loguinho !!! 
Morghana Lula


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banho de Lua, sem ardor e sem coceira. Como fazer?

Bem Vindas

Como usar Óleo de coco nos cabelos!